quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Arte da Farsa

“A Fúria é um estado de espírito que nos mostra o quanto somos frágeis, quando nos colocamos diante de algo tão forte”.
Por muitas vezes me decepcionei com pessoas por estas mentirem para mim. Já padeci, como tantos, por ter sido vítima da mentira dita por alguém que eu não esperava que o fizesse. Não comigo...
Sempre fui um guerreiro na interminável batalha da verdade contra a mentira. Mas como a guerra é uma arte, e já que no caos aprendemos muito sobre o que é equilíbrio, também pude cotejar e até mesmo aprender um pouco sobre a mentira. Principalmente sobre aqueles que mentem.
Eu sempre fiz uso de um ditado que diz que “dentro da sua razão todo mundo tem razão”, e uni este com meus raciocínios sobre os ditos mentirosos.
Mentir acaba por ser da natureza humana. Uma forma de defesa. Não podemos desanimar graças a nossas percepções sobre os humanos. Após muito minudenciar, pude constatar que, por muitas das vezes, a mentira é a única forma de alivio da dor que estes ditos mentirosos possuem. Que a omissão da verdade é o caminho que eles encontraram para se esconder de suas dores e trapalhadas. Hoje já não possuo raiva das pessoas que me envolvi no passado justamente por isso. Eu após ter passado por todas as mentiras e omissões, eu pude aferir o quanto às mentiras que me contavam eram as verdades que queriam acreditar. Que as omissões da verdade era a forma que encontraram de se refugiar de suas dores. Como sou de Teatro, que de uma certa forma não deixa de ser a arte da farsa, fui questionado certa feita. Brincaram que não é aconselhável acreditar em um ator, ele pode estar encenando. E respondi dizendo meu mais singular jargão que diz que “Teatro é a Arte de Dizer o Que Deveria Ser Verdade”. E para ser mais claro ainda, eu peço que reflitamos sobre a mentira dita. Que não tomemos uma atitude drástica e julgadora antes de ao menos tentarmos entender o porquê do uso da mentira.
Nosso dever como humanos é aprendermos uns com os outros, inclusive com os erros cometidos por ambos. Não acredito que alguém deva ser julgado por apenas um ato cometido. Creio que o que temos que fazer quando amamos alguém que nos mente, é mostrar e auxiliar este a enfrentar a mentira.
E claro, continuarmos na luta para que a espada da verdade sempre seja usada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário